Home/ Início

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Algumas Questões sobre a Sustentabilidade: Os alimentos, trangênicos e "Fast-Foods"

A crise dos alimentos está ocorrendo? Devemos nos preocupar? Independentemente a questão dos alimentos deve ser analisada com cautela e desconfiança. Afinal de contas, comida é coisa séria e se você não sabe o que está colocando na boca e/ou ingerindo....
A tecnologia existe em todos os setores para facilitar e dar mais conforto para os processos e ações humanas, mas mesmo com todas as facilidades uma série de problemas vão surgindo ao longo do tempo. Um dos exemplos destes problemas é o uso de fertilizantes e agrotóxicos: a depredação e monoculturas em latifúndios leva ao uso cada vez maior destes produtos. A poluição dos rios e afluentes e dos lençóis freáticos são conseqüências destas práticas, além da desertificação e erosão do solo.
A baixa produtividade é mais um problema causado da agricultura excessiva da monocultura latifundiária e que motiva os usos de agrotóxicos e fertilizantes. Como a produção às vezes não compensam os gastos com estes produtos a solução é desmatar novas áreas e recomeçar o ciclo da estupidez produtiva. Mas e quando não existirem mais matas para derrubar e expandir a produção? E quando o solo tiver chegado a seu ponto máximo de esgotamento? Será que haverá volta para isso?
Além das implicações que a má administração e falta de investimentos em agriculturas alternativas, sustentáveis, diversificada e familiar, principalmente em países como o Brasil em que há "abundância" de terras férteis, não implicarão somente no aumento do preço dos alimentos com o tempo, mas também em sua qualidade, quantidade e variedade que pode ocasionar aumentos mais abusivos e controles e racionamentos em várias partes do mundo. A subnutrição pela má alimentação da população mais pobre, a necessidade de mais suplementos químicos produzidos artificialmente podem ocasionar diversos problemas de saúde o que elevaria os gastos governamentais nas mais diversas áreas.
Já que estamos trabalhando com a questão da má-alimentação, vamos falar da expansão dos "fast-foods" atualmente. São muitas as lanchonetes conhecidas por lanches e comidas rápidas para as refeições dos trabalhadores modernos. As marcas que se estabelecem pelo mundo afora geram controvérsias sobre sua eficiência na questão alimentar, principalmente entre serem nutritivos, práticos e saborosos. Quanto aos dois últimos itens, a expansão destes produtos no mercado mostram que atingiram o gosto do público, mas quanto ao primeiro item há dúvidas. O aumento e expansão das lanchonetes também gera um aumento por produtos agropecuários.
A demanda por estes produtos se torna cada vez maior e assim como o consumidor quer suas refeições mais rápidas as lanchonetes querem seus produtos maiores e em menor tempo. Esses e outros interesses levam a pesquisas e a implantação de variedades criadas ou modificadas em laboratório - os transgênicos que fazem parte do nosso dia-a-dia e nem sempre percebemos ou mesmo nos importamos já que são utilizados sem pesquisas aprofundadas sobre seus usos e implicações a longo prazo.
Enfim, uma plantação de grande escala que deveria ser uma vantagem do mundo moderno se mostra um grave perigo para o futuro e subsistência da humanidade.

Nenhum comentário: