Home/ Início

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Há tempo? As escolhas de cada um afetam o todo

O mundo passa por muitas mudanças e com isso parece que há cada vez mais coisas para se fazer, mais oportunidades, mais escolhas, mais e mais; ao mesmo tempo tudo parece se tornar mais superficial, mais rápido, dinâmico e fracionado e o tempo cada vez menor, o espaço cada vez menor, o individual - enaltecido por ser a expressão máxima da sociedade moderna - parece não ter o impacto ou o apelo de tempos atrás. Talvez a individualidade seja um problema, pois o número de pessoas existentes no mundo e o aumento dos meios de comunicação e transportes dificultam uma efetiva expressão "individual", pelo menos em certos aspectos. Cópias e sósias são cada vez mais comuns nos dias de hoje?
Mas o que nos preocupa mais nestas buscas incessantes pelo individual e próprio não é o simples isolamento do coletivo (seja por uma cabana nas montanhas ou na selva ou através do virtual), é a questão do consumo desenfreado, muitas vezes inconsciente e cada vez mais comum e ignorado por muitas pessoas que já o consideram "normal". É verdade que somos sociedades de consumos e sobrevivemos, crescemos e nos desenvolvemos graças ao consumo. A maioria, se não toda a população do planeta não é auto-suficiente e necessita das trocas para obter o mínimo necessário para seu sustento e bem-estar. O que deve ser visto com cuidado são os excessos destes processos.
A conscientização, reflexão e racionalização dos temas e preocupações das sociedades encontram uma rica discussão no debate ambiental. Ora, quais processos não envolvem em alguma parcela o ambiente? Mesmo as ações mais simples possuem grandes influências e interferências dos locais em que ocorrem; a população cria costumes e se adaptam de acordo com os climas, vegetações, recursos. Todas as interações humanas variam com suas histórias e culturas que influenciam e são influenciadas por fatores sócio-econômicos, políticos, biofísicos, nacionais, transnacionais, individuais e coletivos que estão relacionados entre si e são interdependentes.
É preciso entender que aquilo que parece insignificante para um indivíduo ou um grupo de indivíduos pode não ser para outros, mas ao somar as ações individuais durante as eras passadas é que chegamos ao mundo atual com seus problemas, conflitos, desenvolvimentos e dificuldades: são atuais porque resistiram ao tempo. Somos parte de um momento histórico e interferimos de alguma forma por isso algumas perguntas a serem consideradas: Somos insignificantes nos processos e discussões ambientais? Isso não nos interessa ou mesmo importam? Não devemos mudar porque não faz diferença?
Será?

Nenhum comentário: