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domingo, 24 de agosto de 2008

Transportes Urbanos e Cidades Sustentáveis - reflexões em São Paulo

São Paulo, 21 de Agosto de 2008 (mas poderia ser qualquer dia da semana)

7:45h - Estação de Metrô Carrão.
Como estou digitando dias depois do ocorrido, algumas alterações podem acontecer, mas nada que prejudique a intenção deste texto.
Como me recusei a fazer meu papel de sardinha tive tempo para escrever e refletir sobre o transporte urbano:
Primeiras impressões: - Sentido Palmeiras- Barra-Funda abarrotada/ Sentido Corintians-Itaquera - vazio.
Parece que faz tempo que está assim com tal movimento e deve ser todo dia.
Hoje, Quinta-Feira, talvez às 8:00h os trens nos dois sentidos estarão mais vazios...
Por que isso ocorre? Por que as pessoas não saem mais cedo ou mais tarde de casa? Como não ficar estressado sendo uma sardinha todo santo dia?
Será que o transporte, ou a falta dele está diretamente relacionado com a violência?
Com tantos carros nas ruas e tantas e tantas pessoas na estação de metrô mostram como a cidade é populosa; mostra também sua desorganização.
Eu, sentado de frente para uma das plataformas de trens vejo isso: de um lado lugares sobrando para se sentar; de outro falta até para respirar. Quer intimidade? Marque uma viagem de metrô no horário de pico e se prepare para grandes aventuras.
Ainda bem que não sou eu nesta rotina diária. Imagino se a pessoa consegue ser produtiva após esta maratona só para chegar ao trabalho, escola e/ou faculdade. Será que elas já pensam na volta, que provavelmente será parecida com a ida? Afinal de contas, se há deslocamento de ida e se a maioria tem o mesmo horário de trabalho, o que esperar da volta?
- 5 min. para às 8:00h
Já houve uma considerável diminuição nas filas para se entrar nos trens sentido Barra-Funda, mas ainda eles chegam na estação cheios.
O que isto tem a ver com as cidades sustentáveis?
Vamos a algumas hipóteses:
Provavelmente este bando de estressados descontam sua frustração e nervosismo em algo, ou seja, há grandes possibilidades no aumento de consumo - seja comida (as conhecidas bombas calóricas de satisfação imediata, arrisco dizer chocolate para citar um exemplo; mas também os 'fast-foods', salgadinhos e doces em geral); revistas, livros, cds, dvd, mp3, mp4 - para distrações e "tolerância" nas espera; etc. Não vamos entrar na parte de medicamentos em geral "auto-prescritos". A diminuição no rendimento, ou o baixo rendimento do trabalhador, se notado pelo empregador leva a demissão, isso sem considerar eventuais atrasos, já que imprevistos podem ocorrer.
Para resumir: má-qualidade na alimentação; estresse; desemprego; violência, assédios e abusos, são causas e/ou conseqüências prováveis neste ritmo frenético. Fora os vícios e dependências gerados.
-8:01h - As duas plataformas se encontram praticamente vazias. Até mesmo o ar é menos opressor e angustiante, ainda assim o trem sentido Barra está abarrotado.
- Vamos nos concentrar em possíveis soluções:
A mais imediata - horários alternativos de trabalho; se todos vão para a mesma região poderia haver uma escala de trabalho: algumas empresas de certo ramo poderiam começar o horário de trabalho às 6:30h, outro setor às 6:45h; outro as 7:00h e assim por diante. Por que limitar e "padronizar" o horário de trabalho? O que aparentemente ocorre hoje!
Também encontrar formas alternativas de trabalho: há possibilidade de se trabalhar em casa? A internet hoje em dia tem suas facilidades e permissividades.
- Outra solução não tão imediata – melhorias urgentes e continuas nos transportes, além de melhoria na qualidade, eficiência, segurança e pontualidade - para isso um planejamento e organização: novos caminhos, mais faixas exclusivas (mesmo que apenas em horários de pico); frota mais equipada, melhor e "maior", por exemplo, poderíamos ter ônibus apenas com assentos laterais para mais pessoas irem de pé (estilo americano), ônibus com dois andares (estilo londrino) e ônibus com preços variados (com assentos melhores, menos paradas e mais conforto).
- Aliado a tudo isso um Imperativo - desconcentração das empresas e serviços. Se a maioria dos trabalhadores se desloca para 'apenas' um determinado lugar ou região é um claro sinal de aglomeração dos postos de trabalho que a maioria dos seus empregados não podem arcar para morar perto. O que seria a melhor solução: Trabalhar perto de casa, ir a pé ou de bicicleta não só pouparia despesas e transportes, economizaria tempo e muitos outros benefícios (exercícios, menos estresse, mais tempo livre, disposição etc.)
- 8:10h - ainda cheio o trem que leva à Barra Funda e ocasionais filas se formam, mas também se nota um aumento nos intervalos entre os trens que chegam e vão.
Importante salientar que as soluções apresentadas só serão efetivas e só terão impacto significativo se forem feitas em conjunto. Nenhuma obra ou projeto faraônico se sustenta sozinho; existem muitas outras formas de melhorias, mas o fato é que ações unilaterais tendem ao fracasso ou a um sucesso ínfimo e breve. Enquanto tais alternativas não surgem a frota de carros particulares aumentam e geralmente com "UM" passageiro/motorista. As pessoas ainda enfrentam o trânsito - mas preferem assim, pois acham que por estarem sozinhas, sem aperto estão no lucro, mesmo com o aumento no gasto (manutenção, combustível, impostos).
E o que a Sustentabilidade e o ambiente têm a ver com tudo isso?!

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