Home/ Início

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Transdisciplinaridade e a(s) visão(ões) de Mundo

A divisão e a especialização que faz parte da maioria das estruturas de ensino vêm de uma longa tradição baseada na noção de que a divisão "facilita" o ensino, pois através do "micro" (que consiste em uma pequena parte) você consegue teoricamente analisar o "macro" (o todo) - o pensamento cartesiano é um dos pilares deste método. Mas na prática devemos tomar cuidado com o nível de especialização que leva a uma falsa impressão de saber e conhecimento que não necessitam de complementos além do específico; para ser mais "específico": ao reunirmos uma série de conhecimentos e informações sobre um assunto e/ou tema até chegarmos em conclusões e teorias capazes de tornar um assunto inteligível podemos chegar na "zona de conforto especializada" e daí algumas alternativas: ou reproduzimos o que aprendemos e temos novas abordagens sobre o assunto e assim alimentando debates e mais reflexões; ou atingimos um ponto de saturação em que não há mais o que "fazer" e começamos uma nova pesquisa; ou ainda ficamos com uma falsa impressão de que já dominamos tal assunto sem nos aprofundarmos mais e, aí sim atingimos o pico da "zona de conforto".
O conhecimento é importante em todos os aspectos: o raciocínio e a opinião não conseguem se desenvolver sem as diversas influências do cotidiano, das informações fornecidas, daquilo que vemos, ouvimos, sentimos e a reflexão para combinar os diversos saberes de forma abrangente, agregada e interligada; é através das diversas experiências (inter e intra pessoais) que nos formamos e nos reconhecemos como indivíduos. A Transdisciplinaridade busca unir essas diversidades, respeitando as especialidades, mas sem esquecer a necessidade dos outros conhecimentos, das práticas e ações e influências que fazem parte da experiência humana.
Como delimitar qual "tema" é mais importante? Que opinião é a melhor? Que método/ procedimento devemos adotar? Como iniciar um estudo? Como é o mundo? E várias outras perguntas surgem quando analisamos a questão ambiental e até mesmo outras questões. Existem diversos motivos capazes de levar a uma resposta diferente, pode variar muito dependendo da pessoa, afinal de contas estas são perguntas pessoais.

Nenhum comentário: