Home/ Início

sexta-feira, 25 de julho de 2008

O processo histórico da Sustentabilidade

O conceito de Sustentabilidade é relativamente novo se comparado com todo o movimento ambientalista e este último tem passado por grandes transformações ao longo dos anos. Mesmo o termo sustentável já foi muito utilizado sem o peso ambiental que tem hoje, por exemplo os termos econômicos: crescimento e economia sustentáveis (ou auto-sustentáveis) não se relacionam, necessariamente, a causa ecológica. O termo usa sustentável com o significado de sustentação, continuidade ou estabilidade.
É a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Professor Ignacy Sachs (1986/2002) e também pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento que resulta no Relatório Brundtland, intitulado Nosso Futuro Comum (1987) nos quais o termo ecodesenvolvimento ou Desenvolvimento Sustentável começa a ter destaque no movimento ambientalista, com defensores e críticos em todas as áreas. Falar em Sustentabilidade segundo a Comissão é usar os recursos de forma racional que permitam manter uma qualidade de vida no presente preservando os recursos para as gerações futuras.
Tais estudos e declarações são influenciados por movimentos anteriores, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH) em 1972, na cidade de Estocolmo na Suécia; considerada marco internacional da internacionalização e institucionalização do debate ambiental. Nesta conferência cria-se o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Também influenciados pelo Relatório Meadows, ou Limites do crescimento publicado pelo Clube de Roma em 1971, ainda hoje discutido, atualizado e estudado.
Podemos notar que as ações que levaram ao termo Sustentabilidade fazem parte de todo um processo histórico longo e cada autor coloca a origem em um ponto específico. O fato de ter sido posto em um documento das Nações Unidas em 1987 é um acontecimento muito importante, mas não podemos negar que existiram influências e processos anteriores e ainda hoje é motivo de críticas e desconfianças. Ainda que seja o termo adotado pelas Nações Unidas para levar a cabo seus projetos e ações ambientais.
Não podemos deixar de lado a crítica principal feita ao termo "Desenvolvimento" Sustentável, mais pelo desenvolvimento que era mais visto como "progresso e crescimento", ligado ao acúmulo de riqueza de um país e sua capacidade ou "poder" de compra. Em certo ponto o "Desenvolvimento" tem algumas características que implicam crescimento, progresso, mas isso não significa que ele não possa ocorrer de uma forma justa, ética, socioambiental, responsável e solidária. Desta forma o termo desenvolvimento necessariamente implica Sustentabilidade e vice-versa, ou seja, não há desenvolvimento se não houver sustentabilidade.

Nenhum comentário: