Home/ Início

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Internacionalização e Institucionalização do Debate Ambiental

Podemos encontrar ao longo da história diversas ações envolvendo questões ambientais, principalmente quando se trata da destruição e do aproveitamento sem pensar nas conseqüências. destes atos. É verdade também que existiram defensores e pesquisadores que buscaram entender e defender as "causas da natureza". Um dos exemplos citados pela história ambiental é a formulação do conceito e área de estudo da ecologia por Ernest Haeckel em 1869 para entender o espaço e a interação dos seres e o meio - biomas. Até mesmo no Brasil encontramos nos discursos de Joaquim Nabuco no século XIX a defesa ao meio ambiente (PÁDUA, 2007).
A partir da década de 1960 as ações e movimentos ambientalistas começam a ganhar destaque e força no cenário internacional. Um dos motivos pode ser a facilidade cada vez maior dos meios de transporte e de comunicações que tornam possível a interação, discussão e divulgação que atravessam fronteiras e de forma praticamente instantânea. Ainda assim, durante os anos 1960 existiam grandes resistências às "defesas ambientalóides", muitos estudos que denunciavam a degradação ou a poluição eram censurados ou comprados pelas empresas ou agricultores que seriam prejudicados com tais publicações.
A força e organização de diversos movimentos sociais e ambientais, assim como uma maior preocupação com o futuro da terra leva também a discussão nas esferas institucionais: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH) em 1972 pode ser considerado marco da institucionalização internacional do debate ambiental. Além da divulgação e debate do Relatório Meadows, ou Limites do Crescimento do Clube de Roma no mesmo ano, que fazem duras críticas ao crescimento econômico como estão e mostram o limite e finitude dos recursos naturais. A declaração final da Conferência e o Relatório Meadows foi causa de diversas críticas e debates, muitos considerando suas previsões alarmistas e exageradas, outros elogiando a abrangência e complexidade dos trabalhos e dados.
De certa forma, foram capazes de gerar interesse de alguns setores da sociedade e a mobilização foi crescente desde então, tanto em ações nacionais quanto globais. Cada vez mais integradas e interativas entre si: o debate internacional ambiental gerou diversos interesses, estudos, ações e projetos tanto em sua defesa como para refutação de dados nas diversas áreas do saber e conhecimento.

Nenhum comentário: