Home/ Início

quinta-feira, 25 de março de 2010

Há algo errado? As propagandas para além da publicidade

No dia 27 de março de 2010 está programado uma ação, organizado pela ONG WWF que se chama "A Hora do Planeta". Conta com ampla participação, inclusive de governos e prefeituras do mundo todo. Segundo o próprio site da instituição no Brasil: "O movimento acontecerá em 117 países e 2.383 cidades. 812 monumentos e lugares ao redor do globo ficarão no escuro durante a Hora do Planeta." A ideia dessa mobilização consiste em fazer um "apagão voluntário", no Brasil ficou estabelecido o horário entre as 20:30h às 21:30h, horário de Brasília. (para maiores informações www.wwf.org.br)
 O que vale aqui é um comentário rápido. Primeiro dizer que esta é uma iniciativa louvável e tem grandes méritos, pode ser que vire uma data comemorativa ou pelo menos nos moldes das datas comemorativas que buscam refletir sobre um assunto. A questão da energia, usos e recursos disponíveis são algumas das intenções com a Hora do Planeta, mas que busca ir além de uma simples data no ano.
  E esse deve ser um dos maiores desafios, fazer com que seja lembrado e relembrado constantemente e não só quando nos aproximarmos dessa mesma data, num próximo ano. A conscientização só é possível com um trabalho constante que possa internalizar a mensagem e integrar as pessoas. Que se possa  refletir e discutir propostas, ideias e projetos  de forma que se chegue a um consenso ou pelo menos em uma situação e/ou condição aceita por uma ampla maioria. Se não conseguirmos dessa forma é muito difícil termos sucessos sustentáveis.

Nenhum comentário: