Home/ Início

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A visão de mundo e a visão do mundo.

A individualidade é uma característica que aparece em discussões sobre os mais diversos temas e tanto pode ser positiva ou negativa dependendo do seu enfoque, argumentos, defensores e opositores, exemplos, práticas, contexto, cultura, enfim um sem fim de fatores podem influenciar o posicionamento sobre determinado tema e não só a individualidade. Mas por que a preocupação com o indivíduo em uma sociedade de bilhões e bilhões de seres? O ser considerado humano é diferente entre si e entre outros seres?
Sem querer entrar em uma viagem filosófica muito densa ou tentar achar toda a complexidade deste fator, devemos somente lembrar que a espécie a que fazemos parte se considera diferente a outras espécies do planeta ao afirmar que é o único capaz de obter "consciência" e armazenar através da escrita memórias sobre seus atos e com isso pode ser capaz de refletir sobre sua própria vida. Como disse antes isso é apenas uma mera simplificação do debate sobre a espécie humana, devemos lembrar que ainda existe uma relação muito mais complexa do que inicialmente suponho.
O que não se pode ignorar é a velocidade do desenvolvimento de nossa "espécie" no mundo atual. Em comparação com a própria existência do universo, estudos humanos (contestado por outros) indicam que nós somos recentes e já temos um papel crucial para o futuro da vida como um todo. Uma das explicações se deve ao fato da própria acumulação do conhecimento e da habilidade motora, da imaginação e do indivíduo,uma invenção surge inicialmente da mente de uma pessoa, embora existam casos de inventos e processos similares que surgem ao longo do tempo em locais diferentes, mas sem comunicação aparente entre os diferentes inventores - tanto que são parecidas, mas difícil serem idênticas. Disto há duas considerações, ou melhor duas questões: O fator das idéias e os indivíduos. Mesmo sendo uma interação questionável sobre tais fatores, eles não podem ser ignorados, pelo contrário deveria ser cada vez mais analisado e debatido. Deixar que uma idéia se propague sem reflexão, aceitar sem dúvidas é positivo? Não que devemos questionar até a exaustão todas as minúcias e todos os aspectos possíveis, imagináveis e além.
Das duas formas podem ocorrer falhas uma pela falta de reflexão que leve a uma falta de participação e baixa aceitação (superficialidade) outra pela excessividade que gera debates intermináveis que não conseguem sair de uma 'circularidade pobre', muitas vezes por detalhes que não acrescentam muito para o cotidiano de uma maioria que poderia ser beneficiada, ou mesmo prejudicada, com as ações resultantes. Para simplificar: devemos pensar e refletir bem sobre nossas ações e nosso modo de vida, mas devemos tomar cuidado para que a reflexão não seja a nossa única ação.

Nenhum comentário: