Home/ Início

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As férias que não terei, uma carta com tom pessoal e Feliz 2010!

Olá, novamente chega o tempo em que as coisas se afunilam e formam um gargalo na vida das pessoas, mais conhecido e para alguns, temido, final de ano. Principalmente para certos estudantes que tem uma pilha de trabalho e pesquisa para fazer, como é o caso deste que vos fala. Enfim, seguindo a lógica é preciso alguns abandonos, mesmo que temporários. E quase sempre, infelizmente o escolhido é aquilo que é "voluntário" e "não-vinculante", sim críticas  implícitas diretas ao rumo que a COP-15 está tomando.
Gostaria de ter acompanhado o final da COP-15, refletir sobre tudo o que foi noticiado e as declarações finais, mas não vou dar conta, ou se fizesse não seria reflexão e sim reprodução. Mas espero que cheguemos a resultados melhores do que as perspectivas até agora nos mostram. Que os líderes por seus respectivos povos "escolhidos" (alguns, pelo menos) sejam capazes de deixar de lado um pouco a ganância, o egoísmo, o orgulho besta, a arrogância e a hipocrisia e possam pensar no que é melhor para todos.
Mostrar solidariedade, humildade, simpatia e empatia, ajudar ao próximo não é sinal de fraqueza, nem de submissão e muito menos ingenuidade. Aqui, pelo menos para mim, vale o seguinte: "É esperto, sortudo e dedicado quem consegue crescer sozinho. É muito mais inteligente, capaz e necessário quem cresce em conjunto."

Isto é, quem consegue se desenvolver e também primar pelo bem comum, sem prejudicar os outros e, pelo contrário, ajudando os outros a se desenvolverem o que é muito mais difícil. Principalmente com a lógica do individualismo cada vez reinante. Assim fica complicado pensar ou mesmo executar planos e ações para a Sustentabilidade, pois requerem a adesão, aceitação e internalização de todos, ou pelo menos a maioria. Então quanto mais pessoas envolvidas e pensando no conjunto, melhor!
Crescimento e Desenvolvimento não são necessariamente a mesma coisa, mas não vou me aprofundar nesse debate, apenas dizer que estão interligados e que crescimento sem desenvolvimento não é um crescimento verdadeiramente sustentado a longo prazo e é mais uma exceção do que regra, sendo aplicável a poucas pessoas, casos e situações.

Não sei quando vou conseguir retornar ao blog. Espero que seja em breve. Mas não tenho previsões de volta, torço para fevereiro de 2010.
Sei que há muito o que dizer, muito mais o que fazer e felizmente um número cada vez maior de pessoas fazendo e discutindo, preocupadas e interessadas. Isso me anima, me faz querer fazer mais também. Mas tudo a seu tempo, eu também ainda estou na minha fase de "crescimento" e "desenvolvimento", acho até que não vou sair nunca dessa fase.
Espero ter chance de divulgar minhas ideias e pensamentos por muito mais tempo. Há dois anos atrás comecei esse caminho, espero muito mais pela frente, mesmo com as interrupções e textos inconstantes e até inconsistentes, mas é o que eu posso fazer sem prejudicar o resto. Isso faz parte da vida.
Ano que vem promete ser um ano agitado para o país e para minha vida acadêmica também. Espero poder conciliar as coisas.
Queria agradecer de coração aos que leem e seguem aos meus pensamentos e impressões, nem sempre claros ou mesmo completos e até incoerentes em alguns pontos. Como disse é um processo em execução e desenvolvimento. A ideia inicial era expandir, mas ainda não tive essa luz para o como fazer isso. No final das contas acabou se tornando um xodó, uma coisa "pessoal", mesmo sendo pública a quem quiser.
Me responsabilizo pelas ideias e textos até agora expostos, mesmo que muito não sejam minhas ideias ou mesmo originais. Tentei dar referências, principalmente nos textos iniciais que tinham um tom mais acadêmico. Ao longo do tempo foi como já disse  ficando mais pessoal, não que antes não fosse...

Aderi ao twitter, acho que esse que é um "reprodutório" de pensamentos, notícias e ideias interessante que não requer, nem possibilita tantas reflexões dado o limite de 140 caracteres, mas algumas entidades e pessoa ainda não perceberam essa ferramenta como uma grande listagem e "linkagem" de comunicação rápida. Para aprofundar pensamentos, notícias e outras situações, uma página e sítio na internet, um blog e o bom e-mail ainda são indispensáveis.
E claro que é preciso tomar cuidado com o que se clica nesse microblog já que utilizam-se muitas vezes ferramentas de "encolhimento" de links, Nem sempre o que se diz que é o link, é onde vai. Ou seja, a possibilidade de golpes e vírus também aumentam com essa ferramenta. Por isso cuidado!

De qualquer forma http://www.twitter.com/fmatsunaga


Desejo a todos boas festas, sucesso, felicidades e um p... 2010~!
Abraços

Fernando Matsunaga



Nenhum comentário: