Home/ Início

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ansiedades para a COP-15 - Pós-Quioto em Pauta?

Estava tentando me segurar, mas não aguentei. Faltando poucos dias para o início da 15a. Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15) que será realizada em Copenhague. Uma das mais conhecidas conferências internacionais na discussão sobre a mudança climática e uma expectativa em torno do que será o futuro das emissões de poluentes.
Pelo visto eles não estão seriamente ameaçados, aliás nem de longe. Mas as mobilizações já estão se intensificando, desde indivíduos interessados a governantes e políticos que estarão na Conferência negociando. Gostaria de dizer que o mundo todo, ou a grande parcela da população mundial, está ansiosa para isso... Infelizmente essa não é a realidade, novamente nem de longe. Talvez por isso as emissões não estejam seriamente ameaçadas. Pelo menos na visão de certos políticos brasileiros que acham que essa tal de questão "climática" e a "proteção" ambiental são "balelas" "populistas" e "mentirosas".
São diversos argumentos que podem ser usados tanto contra como a favor, mas que desviaria a finalidade desse texto. Mas que não deve ser ignorado. Sim, o clima não é uma unanimidade, nem em sua conceituação, nem se há real ameaça ao planeta e ao futuro. Isso ainda nem é o ponto tão preocupante. Há ainda pessoas que defendem práticas rudimentares, atrasadas, predatórias e ainda dizem que é para o nosso bem e para o nosso "desenvolvimento".
É só fazer uma pesquisa rápida nos principais jornais do mundo nos últimos dias e ver o panorama da diversidade de opiniões e dos debates que a COP-15 está gerando. Um trabalho digno de uma tese, diga-se de passagem.
O que mais me preocupa é que há uma ameaça de que não se avancem as negociações de um acordo para substituir o Protocolo de Quioto que tem sua validade para 2012, ainda mais se nos espelharmos nas negociações ocorridas em Bali no ano passado. Embora esse ano já tenha apresentado alguns posicionamentos mais promissores como o  da própria China,  que desde o início do ano vem falando sobre investir em geração de Energia Limpa e aderir mais aos Mecanismos de Energia Limpa - MDLs e uma redução significativa nas suas emissões; e até mesmo a confirmação da participação do presidente Barack Obama dos EUA , que vinha sendo ameaçada foi confirmada para a COP-15, o que já é um avanço mínimo. Além de um posicionamento mais firme do Brasil no último mês, até com sugestão de uma redução voluntária (imagino se é o efeito Marina ou para remediar declarações e decisões anteriores sobre o novo Código Florestal e a "grilagem", a "impossibilidade" do fim do desmatamento e outros tropeços ?!...)
Mesmo assim não parece que as negociações serão concluídas em Copenhague neste ano, como era o desejo de muitos, eu incluso. Ainda não há nada certo e muito pode acontecer nas próximas semanas. Quem sabe uma surpresa boa para encerrar o ano?

Começa amanhã e vai até o dia 18 de dezembro de 2009.
Para quem quer acompanhar as discussões haverá transmissão dos encontros oficiais e das declarações a Imprensa: http://www1.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/templ/intro.php?id_kongressmain=1&theme=cop15&=

A BBC fez uma reportagem bem interessante sobre o posicionamento e situação de alguns países latino-americanos:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/12/091203_mapaemissoes.shtml


Nenhum comentário: