Home/ Início

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eu até falo sobre a questão ambiental, mas percebo cada vez mais que sou um péssimo ambientalista.

É normal uma pessoa que preze e se envolva no universo das questões ambientais acabe se tornando um grande defensor das causas "ecológicas" certo? Talvez, mas como podem ver pelo título desta nota pessimista, o autor em questão (eu) não tem contribuido para um mundo melhor. Não larguei o consumo de carne, adoro churrasco, até preciso começar a fazer uma atividade que os quilos extras estão começando a acumular. Não consigo reciclar/reutilizar tudo que uso, nem tento convencer (muito) aqueles que são mais próximos a fazer. Afinal, como posso pedir para fazer uma coisa que nem eu consigo?! Reduzir o consumo é uma das únicas coisas, mas consumo pouco por não ter muito para gastar, utilizo o transporte público por não ter um carro ou moto.
Em contrapartida eu economizo com banho, às vezes passo até uns dias sem (só quando tá frio e quando fico em casa). Não consumo refrigerante - mais por não gostar do que qualquer ideologia. Não jogo lixo no chão. Tento mostrar o quão importante é pensar, refletir e conscientizar para a problemática ambiental, vide este blog que estão lendo. Mas estas são iniciativas mínimas, mas são minhas e embora eu de vez em quando pense em voz alta como agora, sei que preciso aprofundar minhas ações em prol do ambiente, mas não radicalizar ou deixar de fazer o que gosto e de pensar o que penso só para me "adequar" a um "padrão" de 'excelência ambiental', (as aspas são sinais de ironia).
Posso não ser uma grande figura, muito menos um exemplo de ativista, um ecólogo, um conhecedor das mais profundas questões ambientais, mas eu tento, para falar a verdade por enquanto eu mais penso e esses pensamentos são compartilhados, debatidos, negados, difundidos para que outros conheçam e saibam e até possam se identificar com as questões que apresento aqui, que possam discordar do meu pensamento, que possam compartilhar dos pensamentos e temas que acredito serem interessantes e importantes nestes debates. Se agora penso a questão e vejo minhas ações como mínimas em relação ao que poderia estar fazendo, também tenho que reconhecer que é um processo, que posso crescer aos poucos e melhorar sempre. O importante é não desistir ou se desesperar só por achar que minhas ações são insignificantes.
Tem muitas e muitas coisas que não posso evitar e estão fora do meu controle e que ainda não tenho condições de ser a pessoa que constantemente atua em prol da preservação planetária, mas faço o que posso, como posso e do meu jeito.

Nenhum comentário: