Home/ Início

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Praticar a reflexão e a solidariedade

Primeiro, gostaria de desejar a todos um feliz 2011 e muitas realizações de sucessos para todos, dizer que ficarei afastado mais um pouco... como já vem acontecendo, mas por um bom motivo! Nos vemos em breve!

A frase "A vida é baseada em escolhas e feita de detalhes" não poderia se aplicar melhor ao espírito desse texto. Afinal, o caminho que você decide seguir depende daquilo que você escolheu e também das pessoas a sua volta. Por exemplo, você pode escolher ser um professor, por gostar de ensinar, por que teve um professor que admirava e queria ser como ele ou por outros motivos pessoais. Sabendo que estará influenciando a vida de muitas pessoas, positivamente ou não.
Ainda que não podemos escolher tudo que queremos, há algumas decisões chaves na vida:  o que eu quero? Como faço para chegar lá? Quando? Por que? Vale a pena? Enfim, uma série de dúvidas que nos rondam diariamente. Uma questão de qual caminho escolher de acordo com as circunstâncias e as possibilidades apresentadas.
Estar consciente do que estamos fazendo e em que caminho estamos seguindo é importante para realizar um sonho? Seguir um sonho requer coragem, foco e, às vezes, sacrifícios. Eles também são parte das escolhas que fazemos, inclusive quando temos que abandonar um sonho por quaisquer que sejam os motivos, bons ou ruins.
O problema é quando deixamos de considerar tudo e todos e o sonho se torna obsessão e nada mais importa além de vê-lo realizado. Geralmente o resultado atingido não é bem o esperado, principalmente quando os sacrifícios foram maiores que os ganhos. E não se deve considerar apenas as questões materiais. Querer, não significa que precisar ou que vai te realizar plenamente quando conseguir.  O conjunto é que faz a vida de cada um única e especial para cada um: família, amigos, paz de espírito, caráter, formação, crenças e ideologias, conquistas, sucessos e fracassos, experiências e tudo que faz você ser quem você é, ou seja, detalhes.
Partilhar conquistas e sucessos, ver os sonhos realizados sem que outros sejam prejudicados e você pode ficar feliz com isso. Poder ajudar alguém a se sentir melhor, ficar feliz pelo sucesso dos outros é um ótimo sentimento! Muito melhor que a inveja, mesquinha e solitária.