Home/ Início

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Breves comentários sobre o "temível" aquecimento global

O Protocolo de Quioto, começa a ser discutido quase uma década antes de ser formalizado em um acordo em 1997, que propos a redução da emissão de gases do efeito estufa, considerados um dos responsáveis pelo tão temido aquecimento global. O Acordo buscou estimular diversas iniciativas para este propósito: estimular o uso de fontes de energia renováveis, proteção das florestas e matas, consumo consciente, créditos de carbono e outros mecanismos. Há também um cronograma de ação para que os níveis de emissão entre 2008-2012 sejam menores do que os níveis de 1990.
Embora existam inúmeras previsões e estudos sobre o que pode acontecer ou não, dependendo das ações tomadas, nem sempre falam a mesma coisa, o que acaba confundindo a maioria das pessoas que não acompanham o tema e são informadas pelos meios de comunicação que não consegue esclarecer as dúvidas ou aprofundar a discussão. A falta de informação, ou como acontecesse hoje, a falta de interesse e falta de cultura para buscar informações mais confiáveis prejudicam o debate, mesmo que haja "excessos" de informações.
O que é importante e essencial também depende das informações disponíveis e da confiabilidade das fontes, como saber se a situação atual é realmente alarmante? Como saber que devemos nos esforçar mais para evitar uma tragédia no futuro? Em quem ou no que devemos acreditar? Todas estas e muitas outras questões são apresentadas e fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre as perguntamos. Ocasionalmente aceitamos o que ouvimos e que nos é dito e até mesmo reproduzimos certas informações sem fundamentos ou base.
O mostro hoje conhecido como "aquecimento global" deve ser desmistificado antes de ser combatido e para isso não basta saber que o planeta Terra vai, segundo estudos, aumentar alguns graus Celsius (alguns indicam de 1 a 3 graus) nos próximos 20 a 50 anos sem saber as implicações. Estes dados podem parecer alarmantes ou não dependendo do referencial, o que 1 ou mesmo 3 graus Celsius significam para uma pessoa? E para um animal? E para uma planta? Como afeta o oceano, os ventos? Enfim, a vida de forma geral.
O aquecimento global é um fator natural que foi um dos responsáveis pelo surgimento da vida no planeta, o que preocupa é um aumento "não-natural" e excessivo deste aquecimento e suas implicações. A principal causa disto é a ação humana, embora esta afirmação seja questionada, a ação humana é questionada por ser um dos maiores fatores das mudanças que ocorreram nos últimos séculos, não só no ambiente e na sociedade como nos processos e desenvolvimentos tecnológicos. Por isso a busca de mecanismos para controlar ou reverter impactos negativos dos humanos. Os diversos tratados buscam normatizar as ações humanas e visam a cooperação em torno de um tema comum. Infelizmente ainda são poucos e nem sempre eficientes, pois não contam com mecanismos de governança e de controle e dependem das ações dos que estão envolvidos nestes tratados e dos interesses e preocupações tanto nos governos como cidadãos.